Você está pronto para o apocalipse Maia? Falta um mês!

http://jonasabramelin.files.wordpress.com/2011/05/afim-do-mundo.jpg

Embora muita gente leve na brincadeira a ideia de que o mundo vai “acabar” no dia 21 de dezembro deste ano, há aqueles que estão realmente se preparando para o “fim”. Outros acreditam que a data marcará uma nova era de paz e unidade.

Seja como for, vale a pena saber de onde vem toda essa comoção: dois textos antigos encontrados na América Central dão o significado especial ao próximo dia 21 de dezembro (não exatamente nesses termos, é claro, já que esse mês é próprio do nosso calendário).

O primeiro texto foi escrito em um monumento que data de 669 a.C. em Tortuguero (México), e faz referência à vida de um deus associada ao fim de um ciclo previsto no calendário maia.

O segundo, encontrado na Guatemala, se refere a um rei chamado de “lorde 13 k’atun”, que seria uma figura essencial no 13º ciclo de k’atun (cujo fim equivale a 21 de dezembro de 2012). Nenhum dos textos, contudo, faz previsões apocalípticas.

De acordo com o pesquisador John Hoopes, da Universidade do Kansas Maya (EUA), quando os ocidentais analisaram o calendário maia, misturaram seus significados com a mitologia ocidental do fim do mundo, em grande parte vinda do Cristianismo, e criaram uma nova lenda.

Ao longo dos anos, dezenas de previsões do apocalipse foram feitas e espalhadas pelo mundo. Entre as que ganharam grande destaque, a mais recente foi a do pregador Harold Camping, que apontou 21 de maio de 2011 como Dia do Julgamento (antes, ele havia dito que o mundo acabaria em 1994, mas depois admitiu que teria “errado os cálculos”). Adivinhem vocês, ele errou mais uma vez, já que ainda estamos todos aqui.

Um comentário em “Você está pronto para o apocalipse Maia? Falta um mês!

  • 26 de novembro de 2012 em 14:34
    Permalink

    nhem o filho nhem os anjos sabe somente o criador.. tô serto?? na biblia fala..

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *