UM TEMA E ALGUMAS CANÇÕES #1 : “DROGAS”

http://upamais.com/images/12041262139537779045.jpg

A maioria dos jovens usa, já usou ou ainda vai usar algum tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. O termo “droga” é utilizado para denominar certas substâncias que produzem alterações dos sentidos. Existem vários motivos que levam uma pessoa a experimentar as drogas, entre eles: curiosidade, influência dos amigos, desejo de fuga, busca por sensações de prazer e muitos outros. As drogas sempre estiveram presentes no mundo da música jovem, o reggae  tem uma ligação muito forte com a maconha, por que o grande ídolo deste gênero, Bob Marley era um consumidor ativo da erva. Em outros estilos, como o rock, por exemplo,   muitos artistas fazem uso frequente de álcool, cocaína e heroína. Abaixo eu citarei algumas canções que tem como tema as drogas, seja contra ou a favor.

“Crack Nem Pensar” – Culto Racional


O crack é uma das drogas mais devastadoras e atualmente é uma das mais utilizadas pelos jovens, que acabam deixando de lado amigos, familiares e perdendo totalmente sua vida social devido ao uso da chamada “pedra”. O grupo de rap gospel de Florianópolis Culto Racional fala em suas rimas que a vida é bem melhor sem uso dessa droga pesada.

Letra

“Cocaine” – Eric Clapton


Esta música foi feita originalmente por J.J. Cale, mas é muito conhecida na voz de Eric Clapton que tem o dom de pegar canções de outros artistas e transforma-las em clássicos. A letra dessa música contém versos como: “Se você recebe notícias ruins, quer expulsar as tristezas/ Cocaína” que pode ter duplo significado, depende da interpretação de cada um.

Letra Traduzida

“Drogas” – Catedral


A banda Catedral tem em seu currículo letras belíssimas falando de amor e fé, e nesta música eles mostram que as drogas é apenas um mecanismo para a fuga dos problemas, é tudo ilusório, pois eles ainda continuarão.

Letra

“Suicide Solution” – Ozzy Osbourne


Quem imaginaria que o Ozzy faria uma música falando do mal que o álcool pode causar, logo ele que em boa parte de sua vida bebeu e cheirou todas. Ele fez essa música após a morte do Bon Scott do AC/DC que morreu depois de exagerar na bebida. É isso que a letra quer dizer, que o álcool é uma “solução suicida”.

Letra Traduzida

“Tem Alguem Aí?” – Gabriel O Pensador


Consciência foi uma coisa que nunca faltou nas letras do rapper carioca Gabriel O Pensador, e nesta música sobre drogas não podia ser diferente. A prova disso são esses versos: “Droga é aquela substãncia responsável por tornar a sua vida aparentemente mais suportável”. Acho que não precisa dizer mais nada.

Letra

“Legalize It” – Peter Tosh


Como eu havia escrito no inicio da postagem eu iria tratar dos dois lados, os que são contra e os a favor das drogas. Então não poderia faltar esse clássico de Peter Tosh que fala abertamente sobre a legalização da maconha, e com certeza foi uma forte influência para o grupo Planet Hemp, defensor do uso da erva.

Letra Traduzida

“Eu Bebo Sim” – Velhas Virgens


Sexo, álcool e rock n roll este sempre foi o lema da banda Velhas Virgens que na maioria das suas músicas falam da “marvada”. Esta música é uma regravação de um samba das antigas, que ganhou uma versão rock com muito humor.

Letra

“Direito De Fumar” – Ratos De Porão

Eu sou fumante, e gosto muito desse som dos Ratos De Porão, não estou fazendo apologia, apenas estou defendendo meu “Direito De Fumar”.

 

“Cold Turkey” – John Lennon

Pra terminar, esta música que fala sobre os efeitos que abstinência das drogas causam nas pessoas.
Letra Traduzida
“A MÚSICA É A LINGUAGEM UNIVERSAL”

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)