Devido ao sigilo da época, detalhes do evento são contraditórios. A crença comum é que ele e alguns de seus colegas formaram um grupo patriota, e que realizou um sorteio para determinar qual deles teria que realizar a missão suicida.

Ritscher veio a ser conhecido após cometer auto-sacrificio ao lado da via expressa Kennedy perto do centro de Chicago, durante a hora do rush em uma sexta-feira 03 de novembro de 2006, como um protesto contra a guerra do Iraque. Em uma carta de suicídio publicada em seu site, ele descreveu em pormenores as suas convicções políticas, como ser contra a Guerra do Iraque e sua escolha por tirar a própria vida. Em certa altura, ele diz “se eu sou obrigado a pagar por sua guerra bárbara, eu escolho não viver em seu mundo. “
A identidade de Georgakis foi rapidamente descoberta e, temendo por sua família na Grécia, ele decidiu que tinha de fazer um ato de sensibilização da opinião pública ocidental sobre a condição de seu país. Nas primeiras horas de 19 de setembro de 1970, Georgakis colocou chamas em si mesmo na praça Matteotti, em Gênova, para protestar contra o regime ditatorial de Georgios Papadopoulos.
O funeral de Palach transformou-se em um grande protesto contra a ocupação, e um mês depois (em 25 de fevereiro de 1969) um outro estudante, Jan Zajíc, também se queimou até a morte no mesmo lugar, seguido em abril do mesmo ano por Evžen Plocek na cidade de Jihlava.
Em 2 de novembro de 1965, Morrison encharcou-se em querosene e colocou fogo em si mesmo bem embaixo da janela do escritório do Secretário de Defesa Robert McNamara no Pentágono. Morrison levou sua filha, Emily, de um ano, e a entregou para alguém na multidão antes de por fogo em si mesmo. As razões de Morrison para desfazer-se de Emily, poupando-lhe a vida são totalmente desconhecidas.
Seu ato foi presenciado por cerca de 100 mil espectadores, incluindo a liderança nacional e diplomatas estrangeiros que tinham sido convidados para o festival, que pretendia ser um grande espetáculo de propaganda soviética. Pai de cinco filhos, Siwiec planejou sua auto-imolação com antecedência, deixando declarações escritas e fita gravada explicando sua repulsa, tanto à invasão quanto à criação do Pacto de Varsóvia e a participação da Polônia comunista nele. Sua morte prenunciava a famosa auto-imolação de Jan Palach em Praga quatro meses depois.
Não foi revelado o que Palach sabia sobre ato de protesto de Siwiec, ja que as autoridades comunistas polonesas reprimiam vigorosamente qualquer informação sobre o assunto, afirmando apenas que Siwiec estava “sofrendo de doença mental”. Apesar de seu ato ter sido capturado por uma câmera de cinema, nos noticiários do festival foram omitidas quaisquer menções ao incidente. Embora um número enorme de tchecos tenham participado do festival, a morte de Siwiec só se tornou amplamente conhecida na Tchecoslováquia, dois meses depois, quando foi transmitida pela Radio Free Europe.
Davison nasceu em Blackheath, Londres, e teve uma educação universitária, tendo estudado no Royal Holloway College, em Londres. Mais tarde, ela estudou Inglês e Literatura no Colégio de St Hugh, Oxford, e obteve honras de primeira classe em seus exames finais, embora as mulheres não fossem, na época, admitidas em Oxford. Ela se juntou a União Social e Política das Mulheres (WSPU) em 1906, e logo se envolveu em suas atividades militantes, tendo sido detida e presa por vários crimes, incluindo um violento ataque a um homem que ela confundiu com o Chanceler do Tesouro, David Lloyd George. Ela entrou em greve de fome e foi alimentada à força na prisão de Holloway, onde se jogou de uma escada de ferro como forma de protesto. Ela enroscou-se em um arame 15 metros abaixo, e isto a salvou, porém ela sofreu danos dano medulares graves.
O propósito de Davison em participar do Derby 4 de junho de 1913, não é claro. Muito tem sido dito sobre o fato que ela comprou um bilhete de ida e volta, o que sugere que o suicídio não era, nesta ocasião, a sua intenção inicial. A filmagem do incidente a mostra saindo à frente do cavalo, carregando a bandeira do WSPU. Mas, em vez de parar, o cavalo a atropela, derrubando-a inconsciente. Testemunhas da época estavam divididas quanto à sua motivação, com muitos acreditando que ela tinha a intenção apenas de atravessar a pista, acreditando que todos os cavalos ja tinham passado, enquanto outros relataram que ela tinha tentado derrubar o cavalo do rei. Ela morreu quatro dias mais tarde, em Epsom Cottage Hospital, devido a uma fratura no crânio causado pelo incidente. Herbert Jones, o jóquei que montava o cavalo, sofreu uma leve concussão no incidente, o cavalo sobreviveu, mas com as canelas machucadas.
Durante os primeiros oito minutos de seu programa, Chubbuck deu três notícias nacionais e, em seguida, uma sobre um tiroteio em um restaurante local no dia anterior. O restaurante foi o Beef and Bottle, no Aeroporto de Sarasota-Bradenton. A gravação do restaurante tinha dado problemas e não funcionou, então Christine deu de ombros e disse:
“Em consonância com a política de trazer-lhe o mais recente em sangue e tripas, e em cores vivas, você vai ver outro furo do Canal 40: Uma tentativa de suicídio”
Ela sacou o revólver e atirou atrás de sua orelha direita. Christine caiu para a frente violentamente e o diretor técnico escureceu lentamente a imagem até se apagar. A operadora de câmera Jean Reed lembrou mais tarde ter pensado que era uma brincadeira até que notou o corpo de Chubbuck se contorcendo e percebeu que era verdade.
A estação rapidamente colocou a fita do serviço público padrão, e em seguida um filme. Alguns telespectadores haviam telefonado para a emergência, enquanto outros telefonaram para a estação para saber se o tiro foi falso.
Chubbuck foi levada para Sarasota Memorial Hospital e foi declarada morta 14 horas depois. Ao receber a notícia, um funcionário WXLT divulgou a informação para outras estações usando uma cópia de fita deixada pela própria Chubbuck para esse fim.
“Eu enfrento uma pena máxima de 55 anos de prisão e uma multa de US $ 300.000 mesmo sendo inocente. O juiz Muir já disse à imprensa que ele, “sentiu-se revigorado” quando me considerou culpado, e que ele pretende me prender como exemplo para outros funcionários públicos. Mas cada funcionário público que me conhece sabe que eu sou inocente, e essa não seria uma punição legítima, porque eu não fiz nada de errado…
Neste momento, Dwyer parou com o texto preparado e chamou a três dos seus funcionários, dando cada um envelope. Foi descoberto mais tarde que o primeiro continha uma nota de suicídio para sua esposa. O segundo foi um cartão de doador de órgãos e outros materiais correlatos. O terceiro foi uma carta para o governador recém-eleito, Robert P. Casey.
Depois de entregar os envelopes, Dwyer abriu um outro envelope e retirou um revólver Magnum .357, aconselhando aqueles no meio da multidão: “Por favor, deixe a sala, pois isso vai incomodar.” Os presentes clamaram a Dwyer, suplicando-lhe para largar a arma (“Budd, não!” pode ser ouvido na televisão.) Alguns tentaram se aproximar dele, que disse: “Afastem-se, esta coisa vai machucar alguém”. Em meio ao grito de “Budd, Budd, Budd” Dwyer colocou o cano da arma em sua boca e puxou o gatilho. Ele caiu contra a parede na posição sentada, o sangue escorrendo de seu nariz, tudo na frente de cinco câmeras de televisão de notícias. Dwyer foi declarado morto no local.