Quantas vezes escovar os dentes ao dia ?

“Três vezes por dia é o melhor”, opina o dentista Michael Sesemann, presidente da Academia Americana de Odontologia Estética. Se houver muito tempo entre uma escovação e outra, diz, pode ocorrer a formação de placa bacteriana, o que elevaria o risco de inflamação na gengiva, além de outros problemas odontológicos. O cirurgião dentista Marcelo Rezende concorda com a recomendação: pelo menos três vezes por dia, após as refeições e antes de ir dormir – se você costuma fazer mais de três refeições diárias, porém, considere a ressalva de Sesemann: “Mais do que quatro escovações diárias poderia começar a parecer compulsivo”.

Porém um estudo do governo britânico feito com 13 mil crianças em 1975 concluiu que não há impacto entre frequência da escovação e cáries. Apesar de três escovações serem mais seguras para manter a boca saudável muitos dentistas sabem que vários de seus pacientes tem uma boa saúde bucal escovando os dentes apenas uma vez ao dia. A freqüência da escovação tem menos impacto do que o cuidado em fazer uma escovação meticulosa para alcançar todas as superfícies e inibir a formação de placa.

Logo após a refeição uma fina barreira é formada para proteger os dentes. O problema é que ela é um meio bom para certas bactérias se aderirem, formando placa. A maturação da placa normalmente leva 24h, portanto escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça nos dentes.

A recomendação de duas ou três escovadas ao dia ocorre por não ser possível garantir que todo paciente atinja 100% da área dos dentes em uma única escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa.

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)