Qual o motivo de tanto sucesso da galinha pintadinha?

 

Uma galinha azul, pintadinha, é claro; algumas cantigas de roda universalmente conhecidas; alguns desenhos coloridos. Misture tudo, coloque no youtube e nas prateleiras. Pronto! É só esperar e colher os frutos dos 300 milhões de acessos, milhares de CD´s e DVD´s vendidos, casas de show lotadas, etc…

Parece bem simples, mas não é possível que seja só isso… Quem já viu o encontro entre essa mídia infantil e seu público alvo crianças de 0 a 5 anos. Os pequeninos ficam fascinados, paralisados, mudam o comportamento e parecem estar hipnotizados. A música, os traços, as cores, não tem nada de realmente diferente e novo nisso. Qual serão, então, os ingredientes secretos desse fenômeno que é a Galinha Pintadinha?

Segundo o neurologista Leandro Teles, o verdadeiro pulo do gato, ou da galinha, é ter sido feita sob medida para o cérebro infantil. Cumpre perfeitamente duas missões: chamar atenção da criança, tarefa essa não muito difícil, convenhamos; e sustentar essa atenção por minutos, até horas. Isso, sim, não é para qualquer um.

O especialista dividiu a análise desses aspectos sobre a percepção infantil e os detalhes técnicos dessa produção de grande sucesso em duas partes: visual e sonora.

Parte visual

Criança pequenas são ávidas por estímulos visuais, adoram objetos coloridos e movimentos. Gostam do simples: traços diretos e grosseiros. As cores vivas devem apresentar contraste, cada objeto tem uma cor completamente diferente e destoa do resto. Ou seja, nada precisa combinar, mas precisa saltar aos olhos. Os personagens são apresentados no centro da mídia, movimentam-se em bloco, são pouco articulados, de expressão estática. Isso evita que a complexidade tire o foco da criança.

Parte sonora

A sonorização dos vídeos também é peculiar e nada aleatória. Apresentam-se canções de melodia forte, marcante, simples e, principalmente, repetitiva. A harmonia cíclica funciona como um pêndulo de hipnose. É muito facilmente aprendida e viciante: gruda no cérebro de crianças e de adultos também. O timbre vocal é específico de canções infantis.

Quando imagem e som se encontram



Essa junção é, talvez, o grande trunfo da produção. A canção e a animação são expostas sincronicamente. A animação pulsa conforme a música, enquanto os personagens oscilam no tempo da melodia. Para complementar, tem até uma bolinha que pula ritmada sobre a letra da música, dando ainda mais balanço e integrando definitivamente som e vídeo.

 

Deixe seu Comentario!

    Atualmente Temos 2 Comments Quero comentar!
    1. Saudações amigos, parabéns pela postagem.
      Realmente é um conjunto de entendimento ao organismo e situações de estimulo às funcionalidade desde os primeiros meses de vida de uma criança, marketing e outros que realmente resultaram em sucesso para todas as idades. Em experiência própria meus amigos, dia 11 de novembro minha segunda filha completará se Deus permitir um ano de idade e o tema do bolinho será da Galinha Pintadinha, que ela adora ver desde os 8 meses de vida. O que acho legal nestes DVDs é o retorno das músicas raiz da minha infância e talvez de meus pais. Estarei divulgando sua postagem em meu blog e outros meios, um forte abraço.

  1. Jefferson disse:

      Obrigado pelo comentário

Email (Não será publicado) (Obrigatório)