Os 5 cofres mais impenetráveis do mundo

 

Bunker supersecreto que abriga o WikiLeaks

Bunker supersecreto que abriga o WikiLeaks. Fonte: Reprodução/Getty Images
Onde ficam guardados os maiores tesouros da humanidade? Enquanto que muitas pessoas confiam em cofres de bancos para deixarem suas jóias e dinheiro, verdadeiras fortalezas subterrâneas armazenam itens que vão de barras de ouro a arquivos sobre a humanidade. Atrás de portas que pesam toneladas e vigiadas por câmeras e exércitos inteiros, esses tesouros estão a salvo e qualquer um que tentasse roubá-los, dificilmente conseguiria escapar.

1. O ouro do Banco da Inglaterra

Não é um Gringotes da saga Harry Potter, mas chega incrivelmente perto. O gigantesco cofre do Banco da Inglaterra armazena hoje mais de 156 bihões de libras (cerca de R$ 494 bilhões) em barras de ouro e deixaria qualquer um maluco!

Banco da Inglaterra

Em Londres, no prédio, onde costumava ser uma espécie de refeitório até a década de 40, as prateleiras recheadas com barras de ouro não ostentam luxo algum, apesar de seu valor. Posters de heróis da Segunda Guerra pendurados nas paredes dão um pouco mais de cor ao ambiente – tão dourado!
Ao todo, são mais de 4,6 toneladas de ouro, divididas em barras de 12 kg, guardadas atrás de uma porta à prova de bombas que é aberta por meio de um moderno sistema de reconhecimento de voz e por uma chave que tem quase 1 metro de comprimento. Indiana Jones morreria de inveja.

2. Granite Mountain: o grande cofre Mórmon

Entrada do Grande Cofre Mormon