Os 22 filmes mais esperados de 2013

 

Uma seleção com os principais blockbusters de Hollywood — e também produções mais artísticas, como o novo longa de Lars von Trier.

Legenda

A franquia do Super-Homem está passando por uma revitalização

Quais são os filmes mais esperados de 2013? Fazer esse tipo de seleção não é uma tarefa fácil. Há filmes que, inevitavelmente, terão uma grande audiência e são ansiosamente esperados pelo público maior. Mas serão eles de fato bons? Ou apenas mega produções de qualidade artística duvidosa? Em compensação, há outros filmes que (provavelmente) não serão sucesso de bilheteria — mas a equipe criativa, os atores e a trama elevam o nosso interesse por eles.

Como deixar de lado, por exemplo, o novo de Sofia Coppola, que nos ganhou com Virgens Suicidas e Encontros e Desencontros? Ou O Homem de Aço,que pretende revitalizar a franquia do Super-Homem? Por isso tentamos ser honestos ao fazer essa lista, levando em conta os blockbusters que você certamente não irá perder — e também aqueles filmes que você não deve perder, equilibrando a seleção.

Se Beber Não Case – Parte III

the-hangover-part-3-first-look

Vamos deixar de lado a decepcionante segunda parte desta franquia e tentar ver com outros olhos o capítulo final da saga Se Beber Não Case, como o próprio diretor, Todd Phillips, tem dito em tom de brincadeira. Dessa vez, Alan, triste pela perda de seu pai, consegue reunir o Wolf Pack para uma viagem de consolação – que obviamente, trará muitos problemas aos protagonistas. A nova locação escolhida pelos roteiristas foi a cidade de Tijuana, no México. John Goodman se junta ao elenco para interpretar o vilão.

This is the End

Essa é, definitivamente, a comédia mais esperada do ano para este que vos escreve. O mais novo filme roteirizado por Seth Rogen e Evan Goldberg (dupla de roteiristas de Superbad) e dirigido pelo próprio Rogen, conta com um elenco estrelado: James Franco, Jonah Hill, Emma Watson, Michael Cera, Christopher Mintz-Plasse e Rihanna – todos interpretando a si mesmos. Durante uma festa na casa de James Franco, o mundo começa a acabar e temos que ver a forma patética como esses atores reagiriam ao apocalipse e tentariam sobreviver.

Bling Ring

bling_ring_ew-1

Apesar de seu último filme não ter sido tão bom quanto os dois primeiros (mesmo sendo vencedor do Festival de Veneza), a próxima produção de Sofia Coppola promete. Baseado em fatos reais, Bling Ring conta a história de um grupo de jovens de Los Angeles que conseguiram invadir a casa de celebridades e roubar seus pertences – os mais fúteis possíveis, claro. Entre as celebridades estão Rihanna, Paris Hilton e Orlando Bloom, só para citar alguns. E, se a trama já não fosse interessante e engraçada o bastante, Sofia escolheu nossa querida Emma Watson para estrelar o filme. Estreia provavelmente no fim do ano.

Trance

O novo e aguardado filme de Danny Boyle (primeiro desde os sucessos Quero ser um Milionário e 127 Horas) é um projeto que ficou estacionado por um tempo graças ao compromisso do diretor com a abertura dos Jogos Olímpicos. Tem tudo para ser um sucesso. Na trama, um funcionário de uma casa de leilões arruma uma quadrilha para roubar pinturas, mas leva uma pancada na cabeça e acorda com amnésia. Como só ele sabe onde estão os quadros e o líder da quadrilha suspeita que ele está fazendo jogo duplo, os bandidos contratam uma hipnotizadora para procurar essas informações em sua mente.  O elenco conta com James McAvoy, Vincent Cassel e Rosario Dawson.

To the wonder

To the wonder

Esqueça o longo intervalo que Terrence Mallick toma entre um projeto e outro. Aparentemente, o diretor vive um momento de alta criatividade, sendo que, antes de terminar o corte de A Árvore da Vida (vencedor da Palma de Ouro em Cannes) já havia gravado o seu novo longa. To the Wonder tem sido considerado um dos filmes mais pessoais do diretor, e conta a história de um homem que se reaproxima de um antigo amor em sua cidade natal enquanto seu casamento com uma mulher que conheceu quando vivia em Paris vive uma crise. O elenco conta com Ben Affleck, Rachel McAdams, Javier Bardem e a bond girl Olga Kurylenko.

Homem de Ferro 3

Assim como Se Beber Não Case, Homem de Ferro também teve uma sequência fraca. Mas nessa terceira parte da franquia, o filme parece ter um tom mais sombrio e uma ameaça muito maior, com o vilão Mandarim, um dos maiores inimigos do Homem de Ferro nos quadrinhos. A direção sofreu uma mudança, com a saída de Jon Favreau e entrada de Shane Black, mais conhecido por ter sido roteirista de Máquina Mortífera.

Kick Ass 2

20126991

O filme de super-herói mais indie da história do cinema, graças à sua violência absurda e humor negro, conseguiu seu lugar no coração de muita gente. Agora, a sequência mostra o antigo aliado Red Mist (vivido por Christopher Mintz-Plasse, o McLovin) se tornando o vilão TheMotherfucker. Para derrota-lo, Kick Ass cria um grupo de heróis urbanos, incluindo o Colonel Stars and Stripes, interpretado por Jim Carrey.

Oldboy

196862-director-spike-lee-attends-the-premiere-of-hugo-in-new-york

Esse é o típico filme de ação blockbuster que, por ser de um país que não os Estados Unidos, acaba se tornando cult. Mas, tamanho foi o seu sucesso (e também pela falta de criatividade em Hollywood) Oldboy terá seu remake feito nos Estados Unidos. Com direção de Spike Lee e estrelando o ótimo Josh Brolin, uma dupla muito interessante. Lee prometeu que seu filme terá ainda mais twists que a versão coreana e será mais baseado nos quadrinhos do que no filme original. É esperar para ver.

Only God Forgives

w964

Nós, que gostamos – e muito – de Drive, esperamos com ansiedade o novo filme da parceria do diretor norueguês Nicolas Winding Refn com Ryan Gosling. A trama apresenta um gângster inglês que vai à Tailândia buscando vingar a morte de seu irmão. Podemos esperar uma história tipicamente tarantinesca com a violência dos filmes do diretor de Drive e Bronson.

Monuments Men

georgeclooney3

A produtora Smoke House, de George Clooney, fez dois filmes nos últimos dois anos: Argo e Tudo pelo Poder, ambos tendo sito indicados a diversas categorias na temporada de premiações do cinema – e Monuments Men parece trilhar o mesmo caminho. O filme conta a história de uma equipe de historiadores e curadores de museus numa corrida contra o tempo para recuperarem grandes quadros e esculturas que foram roubados pelos nazistas antes que Hitler os destrua. Clooney estrela e dirige o filme que também conta com Daniel Craig, Cate Blanchett, Matt Damon, Bill Murray e John Goodman no elenco.

Labor Day

A

Em seu quinto filme, Jason Reitman parece estar se deslocando da comédia para filmes mais dramáticos, indo além de onde chegou com Amor sem Escalas e Jovens Adultos. A trama mostra uma mãe solteira (vivida por Kate Winslet) que, ao fazer compras no supermercado com seu filho no dia do trabalho, encontra um homem sangrando na rua e decide acolhê-lo. Mais tarde, ela descobre que há um ex-presidiário desaparecido. Seria ele?

Nebraska

5089a8578e8ae.image

Depois do sucesso de Os Descendentes, o diretor/roteirista vencedor do Oscar Alexander Payne está de volta com um road-movie, gênero já visitado por ele com os premiados Sideways e As Confissões de Schmidt. Nebraska, projeto antigo de Payne, é uma história de reencontro entre pai e filho, que têm que viajar de Montana para Nebraska para recolher um milhão de dólares de um prêmio.

The Nymphomaniac

Nymphomaniac

O dinamarquês Lars von Trier, um dos maiores diretores do cinema atual, é conhecido por ser um provocador. E, se você se assustou quando viu a mangueira de Willem Dafoe em Anticristo, prepare-se para o que vem por aí. Seu novo filme conta a história de uma ninfomaníaca que relata suas experiências sexuais ao homem que salva sua vida enquanto estava sendo espancada. Von Trier se reúne com Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe, o casal de Anticristo, e também conta com Shia Labeouf, que disse que o roteiro deixava claro que os atores não apenas simulariam os atos sexuais, mas fariam o ato em si. Se for verdade, este será, portanto, o primeiro filme pornô de Lars von Trier.

Elysium

Elysium-hi-res-image

O cineasta sul-africano Neil Blomkamp já provou que sabe falar sobre desigualdade e segregação social em Distrito 9. Mas seu novo filme, Elysium, é ainda mais ambicioso que o anterior – a história, que se passa no ano de 2159, mostra duas classes de pessoas: a rica, que vive em uma estação espacial chamada Elysium e a pobre num arruinado e super-populado planeta Terra. É então que um homem desesperado tenta invadir Elysium para ter acesso aos cuidados médicos avançados do local. Além de contar com Matt Damon, será a estreia de Wagner Moura em Hollywood.

Gravity

George-Clooney-Gravity

O diretor Alfonso Cuarón chama Gravity de seu projeto mais ambicioso. Filmado em 3D e inteiramente em tela verde, o filme é comparado a 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Kubrick. A história mostra uma espaçonave que, tentando retornar à Terra, sofre um acidente e se encontra à deriva no espaço. O elenco conta com George Clooney e Sandra Bullock.

O Grande Gatsby

A refilmagem do clássico de Fitzgerald não poderia ser deixada de lado, prometendo o universo fantasioso do diretor australiano e reunindo novamente os amigos de infância Leonardo Di Caprio e Tobey Maguire.

Inside Llewyn Davis

coen-isaac-llewyn-davis

O novo dos Coen deve trazê-los de volta às origens desde os sucessos de Bravura Indômita e Onde os Fracos Não Tem Vez. Inside Llewyn Davis apresenta o famoso looser como protagonista de um filme dos Coen. Ambientado na cena folk do Greenwich Village dos anos 60, Llewyn Davis é um músico que não consegue fazer sua carreira decolar. Será que os Coen revisitarão o gênero musical?

Her

Spike Jonze

Spike Jonze, aclamado diretor de Quero ser John Malkovich e Adaptação, está de volta com uma comédia-romântica leve e provavelmente esquisita ambientada num futuro não muito distante. O filme apresenta um escritor solitário que compra um novo sistema desenvolvido para resolver qualquer problema de seu usuário e, graças a ele, inicia um romance com uma mulher – um filme feito para a geração do iPhone. O elenco conta com o reformado Joaquin Phoenix, Amy Adams e Olivia Wilde.

Before Midnight

hi-before-midnight-8col

Before Midnight vem para completar o que será a primeira trilogia romântica da história, que começou com Antes do Amanhecer, de 1995. Novamente iremos testemunhar o reencontro de Céline e Jesse nove anos depois da última vez que se viram, agora na Grécia. Pouco se sabe sobre a trama do filme, que sempre foi basicamente resumida em longos diálogos, mas muitos apostam que os dois finalmente irão acabar juntos, agora quarentões.

The Wolverine

the-wolverine-2013-movie-1920x1080-wallpaper

Esqueça o fiasco que X-Men Origens: Wolverine foi. O novo filme do mutante preferido dos X-Men promete, a começar pela escolha do diretor: apesar de Darren Aronofsky, de Cisne Negro, ter deixado o projeto de lado, seu substituto foi o talentoso James Mangold, de Os Indomáveis. A trama acontece depois dos acontecimentos de X-Men 3, e mostra um desolado Wolverine se mudando para o Japão.

The Wolf of Wall Street

leonardo-dicaprio-wolf-of-wall-street

Essa é a quinta colaboração entre Martin Scorsese e Leonardo Di Caprio — e a primeira vez que o diretor grava um filme seu digitalmente. O roteiro é assinado por Terence Winter, roteirista de Os Sopranos e criador de Boardwalk Empire, e conta a história de um corretor de ações que se recusa a cooperar em um grande esquema de fraude e corrupção em Wall Street.

O Homem de Aço

Desenvolvido pelos criadores da trilogia do Cavaleiro das Trevas – Christopher Nolan e David Goyer – o recomeço da franquia do Super-Homem no cinema promete um olhar similar, com um tom mais realista e reflexivo, realmente colocando o papel do herói no mundo e como ele seria aceito por nossa sociedade, com direção do ótimo Zack Snyder, de 300 e Watchmen.

 

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)