Ganhar a vida bebendo cerveja

http://www.areah.com.br/images/fotos/mh_interna_beer%20sommelier%20-%20servindo%20cerveja%20like%20a%20boss%201.jpg
Nada como ganhar a vida fazendo algo que nos dá prazer, não é mesmo? As opções são vastas, mas, se um dos deleites da sua vida é tomar, com moderação, é claro, uma cerveja gelada, pode se preparar para considerar uma mudança no ramo de trabalho. Que tal trabalhar como beer sommelier?
 
Assim como o vinho, a cerveja também tem um profissional apto para sugerir harmonizações e elaborar cartas; e com o mercado brasileiro de cervejas especiais em expansão, o crescimento no número de micro cervejarias e a invasão de cervejas importadas, o mercado está aberto para profissionais especializados no mundo das cervejas, afirma sommelier Kathia Zanatta.“Para que este segmento cresça de forma ordenada e sustentada, é essencial que tenhamos bons profissionais no mercado para ajudar a nos introduzir a um mercado gigantesco de consumidores neste novo universo, repleto de boas sensações e experiências para oferecer.”
 
Zanatta é sommelier formada na Doemnes Akademie, em Munique, mas confessa que seu interesse pela bebida não começou no copo. Formada em Engenharia de Alimentos, a sommelier se apaixonou pela Tecnologia Cervejeira. Depois de anos dedicados a estudar a arte de fazer cerveja, recebeu a proposta, de Estácio Rodrigues, coordenador do curso, de criar um curso de beer sommelier para a Associção Brasileira de Sommeliers (ABS). Junto com o mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, Zanatta elaborou o conteúdo, material didático avaliações e escolheu as cervejas degustadas.
 
O curso da ABS consiste em 18 aulas, onde os professores são a própria Zantta e Alfredo Ferreira. Além da degustação de mais de 70 rótulos (são quatro por aula) e de uma visita a uma micro cervejaria, a aulas abordam: História da Cerveja, Técnicas de Degustação, Matérias-primas, Processo de Fabricação, Escolas Cervejeiras e seus estilos (Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Estado Unidos), Serviço e Glassware, Análise Sensorial, Harmonização teórica e prática, Carta de Cervejas, Coquetelaria, Cerveja e Saúde, Marketing e Sistemas de Chope.

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)