Erros que freiam o seu metabolismo.

Perder peso, de fato, nunca sai da fórmula: Gastar mais calorias do que você ingere. E a forma clássica que praticamente todo mundo usa para gastar mais calorias é o exercício físico. Mas sabia que, de outras maneiras, você pode contribuir ainda mais para, tanto o gasto, como a economia de calorias? Ao ingerir certos alimentos ou ter certos hábitos alimentares, você pode estar tanto ajudando como atrapalhando seus esforços para emagrecer.

Falaremos de 9 erros que você pode estar cometendo em sua alimentação, que podem estar desacelerando o seu metabolismo. E com isso, acabam “economizando” energia e seus esforços para emagrecer terão que ser intensificados. Corrigindo esses erros, você otimizará o metabolismo basal de seu organismo, e vai queimar calorias extras sem muito esforço.

1 – Você não come o suficiente;

Não comer desacelera o metabolismo.

A redução exagerada na ingestão de calorias desacelera o metabolismo.

Óbvio que você precisa cortar calorias para perder peso, mas também é contraproducente se você exagera. Seu organismo interpreta uma redução excessiva de calorias como um sinal para que você comece a economizar energia, e faz isso desacelerando seu metabolismo. Além disso, também começa a utilizar a proteína contida nos músculos, que são grandes queimadores de energia. Menos músculo é igual a metabolismo mais lento, e menos gasto básico de calorias.

Comendo 5-6 refeições moderadas ao dia, você estará sempre satisfeito e evitará comer demais durante o resto do dia.

2 – Você evita a cafeína;

beber café acelera o metabolismo

O café pode acelerar o seu metabolismo em 5 – 8%.

A cafeína é um estimulante, e aquela dose diária de café que você toma pode aumentar o seu metabolismo em 5-8%. Um copo de chá, segundo um estudo japonês, pode fazê-lo em 12%. Apenas tome cuidado para isso não atrapalhar seu sono, evitando essas bebidas após as 5 da tarde, e o quanto você as adoça. Evite tomar mais de 4 xícaras por dia.

3 – Seus carboidratos são brancos;

comer-carboidratos-refinados

Carboidratos refinados não possuem quantidade suficiente de fibras.

Como já falamos no artigo sobre alimentos integrais, você deve evitar os carboidratos refinados (geralmente da cor branca) e dar preferência aos integrais. Especialmente pela ausência de fibras, que, presentes nos integrais, frutas e vegetais, podem aumentar a sua queima de gordura em até 30%.

4 – Você bebe água a temperatura ambiente;

beber-agua-fria

Bebendo 6 copos de água gelada, você pode perder até 2,2kg por ano.

Pesquisadores alemães descobriram que, bebendo 6 copos de água gelada por dia, você pode aumentar o seu metabolismo em 50 calorias por dia, o suficiente para eliminar 2,2 kg em um ano sem o menor esforço. O aumento do metabolismo provavelmente advém da energia gasta pelo organismo para “esquentar” a água para a temperatura corporal.

5 – Sua comida está coberta de agrotóxicos;

Agrotóxicos podem desacelerar o metabolismo

Por não conterem agrotóxicos, prefira os alimentos orgânicos.

Pesquisadores canadenses descobriram que pessoas em dieta que possuem níveis maiores de organoclorados (contidos nos pesticidas usados na agricultura), que são armazenados na gordura corporal, sofrem uma queda maior do metabolismo durante o processo de perda de peso, provavelmente porque a substância interfere com o processo de queima de energia. Portanto, dê preferência aos alimentos orgânicos.

6 – Sua refeição não tem proteína;

comer-proteinas

A ingestão de proteínas pode aumentar a queima calórica em até 35%.

Certifique-se que está ingerindo proteínas em suas refeições. Seu corpo precisa delas para manter a musculatura. Pesquisas demonstram que a ingestão regular de proteínas pode aumentar a queima calórica pós refeição em até 35%.

7 – Você não está ingerindo ferro o suficiente;

falta de ferro impacta na contagem de hemoglobina.

A falta de ferro atrapalha na produção de hemoglobina.

O ferro é elemento essencial, especialmente para a produção de hemoglobina, proteína que dá a cor do nosso sangue, e principalmente, carrega o oxigênio para os músculos exercerem sua função, e claro, queimar gordura. Mulheres devem estar atentas, pois todo mês perdem ferro através da menstruação. Se os estoques não forem repostos, o resultado é anemia, baixo nível de disposição e energia, e um metabolismo mais lento. Boas fontes de ferro são mariscos, carnes magras, feijões, cereais fortificados e espinafre.

8 – Onde está a vitamina D?

sol-vitamina-d

A vitamina D ajuda na preservação muscular.

A vitamina D é essencial para a preservação muscular, que já sabemos ser um forno queimador de calorias. Boas fontes de vitamina D são o salmão, atum, camarão, queijo tofu, leite, cereais fortificados e ovos. Além de uma bem óbvia e simples: pegar sol de 10 – 20 minutos por dia.

9 – Cuidado com as bebidas alcóolicas;

Alcool faz você queimar menos calorias

Ao ingerir álcool você desacelera o seu metabolismo.

O princípio é simples: Ao ingerir álcool, ele é o combustível utilizado, e então seu metabolismo desacelera e você queima menos gordura. Ao ingerir dois martinis, você reduz a habilidade do seu organismo de queimar calorias em até 73%.

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)