Clonagem Musical

http://upamais.com/images/37230042642702240094.jpg

O saudoso Chacrinha dizia em uma de suas célebres frases: – “Na televisão nada se cria, tudo se copia”. E no mundo da música não é muito diferente, alguns artistas são cópias descaradas de outros e uns apenas sofrem influência de seus ídolos,mas, tem sua própria identidade musical. Mas, isso é outra história, o foco dessa postagem com o título de “Clonagem Musical” é sobre versões de músicas regravadas por cantores ou bandas, que de tão diferente que ficaram das originais, quase soaram como se fossem inéditas.

Can´t Help Falling In Love

Esta belíssima balada que foi trilha sonora de muitos casais apaixonados na voz de Elvis Presley, ganhou uma versão reggae dançante interpretada pelo grupo UB40, respónsavel por outras ótimas regravações.
Knocking On Heavens Door
Sem dúvida, essa é uma das músicas mais “clonadas” que eu conheço. Também, pudera, seu compositor é o grande poeta folk Bob Dylan que tem no seu currículo maravilhosas canções. A banda de hard rock Gun´s N´ Roses deu uma roupagem totalmente diferente para a música, com riffs e solos bem elaborados feito pelo guitarrista Slash e a excelente interpretação do vocalista Axl que fez com que a canção ficasse totalmente com a cara do grupo.
Metamorfose Ambulante
Quem não se lembra dos versos “Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” desse grande sucesso do “maluco beleza” Raul Seixas. Como dizia um amigo meu: – “Todo maluco escuta “Raulzito” e Zé Ramalho“. Então, nada mais natural que ouvir o “Zé” com a sua voz marcante interpretando o clássico do cantor baiano.
Que País é Esse?

A mais de 30 anos atrás, um adolescente chamado Renato Manfredini Jr. mais conhecido na época como “Juninho” escreveu essa composição para o seu primeiro grupo, Aborto Elétrico. Esta música em questão, é “Que País é Esse?” que é um dos maiores sucessos da banda Legião Urbana. Os Paralamas do Sucesso que foram os responsáveis por colocar a Legião na gravadora EMI, quando regravaram “Química”, também composta por Renato Russo, decidem fazer uma versão para esse grande hino de protesto no seu disco acústico.

Under The Bridge

Na minha opnião esta é a melhor música feita pelo grupo Red Hot Chili Peppers em toda sua carreira. A faixa presente no elogiado álbum “BloodSugarSexMagic” virou uma mistura de rock com rap na regravação do grupo Gym Class Heroes.
Me Adora

Todas as “Clonagens Musicais” citadas até agora ficaram tão boas quanto as canções originais, mas, para terminar eu resolvi colocar uma música que ficou pior. A versão que o grupo Bonde do Forró fez para o sucesso “Me Adora” da cantora Pitty, é uma verdadeira aula de como se estragar uma música.

“A MÚSICA É A LINGUAGEM UNIVERSAL”

 

Postado por Gilson Luiz Feldhaus Junior
 
Veja mais em Estímulo Sonoro

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)