4 Lendas urbanas

Quem é que nunca ouviu — ou recebeu por email — uma história mirabolante sobre alguma teoria da conspiração, crime terrível, feitos impossíveis ou qualquer coisa do tipo? No entanto, apesar de muitas vezes esses fatos inclusive chegarem a se tornar parte da cultura popular, a maioria não passa de mera fantasia, cuidadosamente inventada por alguém.

O turista da morte

3995620288121427 4 lendas urbanas famosas que acabaram sendo desmentidas

Pouco depois do atentado de 11 de setembro, no World Trade Center, Nova York, começou a circular pela internet a imagem de um suposto turista que teria sido fotografado momentos antes de um dos aviões colidir contra as torres. A foto ficou tão famosa que inclusive foram criadas histórias sobre como a câmera havia sido encontrada entre os escombros, e que o corpo do rapaz jamais foi encontrado.

No entanto, a imagem apresenta várias inconsistências, e logo ficou evidente que ela havia sido criada através de programas de edição. Contudo, embora muitas pessoas tenham assumido a responsabilidade pela brincadeira de mau gosto, só recentemente o verdadeiro autor foi descoberto na Hungria. Aparentemente, ele se desculpou efusivamente às famílias das vítimas.

Roubo de rins

3995620288121521 4 lendas urbanas famosas que acabaram sendo desmentidas

Esta lenda começou a circular no final da década de 90, através de emails alertando sobre um novo e terrível crime ocorrendo as grandes cidades. Basicamente, o delito envolvia um homem em viagem de negócios, uma mulher atraente e bebidas, terminando com a vítima coberta de sangue em uma banheira cheia de gelo, descobrindo que um de seus rins havia sido roubado por experientes cirurgiões do mal.

Contudo, mesmo depois que as autoridades de diversos países pedissem que as vítimas desse tipo de crime se apresentassem, nunca nenhuma pessoa sequer veio a público, e não existe nenhum registro oficial de que esse tipo de roubo tenha acontecido alguma vez.

A Coca-Cola é capaz de dissolver dentes

3995620288121623 4 lendas urbanas famosas que acabaram sendo desmentidas

Na verdade, existem inúmeras lendas urbanas envolvendo a Coca-Cola. Algumas se provaram reais, mas muitas outras, como a de que se deixarmos um dente dentro de um copo desse refrigerante de um dia para o outro, no dia seguinte ele aparecerá totalmente dissolvido, não são verdade.

A Coca-Cola contém ácidos em sua composição — como o fosfórico e o cítrico —, assim como muitos outros alimentos. Contudo, a concentração dessas substâncias é tão pequena que, embora seja possível eventualmente dissolver um dente, isso jamais ocorreria da noite para o dia. Além disso, se a bebida fosse mesmo capaz de desintegrar um pedacinho de osso em tão pouco tempo, imagine o que ela não faria com os nossos órgãos internos!

O bom samaritano

3995620288121754 4 lendas urbanas famosas que acabaram sendo desmentidas

Você já deve ter ouvido a história do “bom samaritano”, que parou em uma estrada qualquer para ajudar um motorista em apuros a trocar o pneu. Depois de ouvir a promessa de que receberia uma recompensa, efetivamente a tal pessoa bondosa teria recebido um gordo cheque pelo correio.

Essa história já circulou tanto, que diversas celebridades chegaram a ser apontadas como sendo os generosos doadores do dinheiro. No entanto, nunca ninguém jamais veio a público para comprovar o ocorrido.

Deixe seu Comentario!

Email (Não será publicado) (Obrigatório)